PT
BR
Pesquisar
Definições



perfectibilizasses

A forma perfectibilizassesé [segunda pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de perfectibilizarperfetibilizarperfectibilizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
perfectibilizarperfectibilizar ou perfetibilizarperfectibilizar
|èct| ou |èt| |èct| ou |èt| |èct|
( per·fec·ti·bi·li·zar per·fec·ti·bi·li·zar ou per·fe·ti·bi·li·zar

per·fec·ti·bi·li·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Tornar ou ficar perfeito ou mais perfeito (ex.: perfectibilizar a relação com os pacientes; o sistema poderá perfectibilizar-se). = APERFEIÇOAR, APRIMORAR

etimologiaOrigem etimológica:forma alatinada de perfectível + -izar.
sinonimo ou antonimo Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: perfetibilizar.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: perfectibilizar.
grafiaGrafia no Brasil:perfectibilizar.
grafiaGrafia em Portugal:perfetibilizar.
perfectibilizassesperfectibilizasses

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



As expressões ter a ver com e ter que ver com são ambas admissíveis ou só uma delas é correcta?
As duas expressões citadas são semanticamente equivalentes.

Alguns puristas da língua têm considerado como galicismo a expressão ter a ver com, desaconselhando o seu uso. No entanto, este argumento apresenta-se frágil (como a maioria dos que condenam determinada forma ou expressão apenas por sofrer influência de uma outra língua), na medida em que a estrutura da locução ter que ver com possui uma estrutura menos canónica em termos das classes gramaticais que a compõem, pois o que surge na posição que corresponde habitualmente à de uma preposição em construções perifrásticas verbais (por favor, consulte também sobre este assunto a dúvida ter de/ter que).




É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).