PT
BR
Pesquisar
Definições



perenes

A forma perenesé [masculino e feminino plural de pereneperene].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pereneperene
( pe·re·ne

pe·re·ne

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que dura para sempre. = ETERNO, PERENAL, PERPÉTUO

2. Que dura muito tempo. = DURADOURO, PERMANENTEBREVE, EFÉMERO, PASSAGEIRO, TEMPORÁRIO, TRANSITÓRIO

3. Que não se interrompe. = CONTÍNUO, INCESSANTE, ININTERRUPTO, PERENAL

4. [Botânica] [Botânica] Que não cai regularmente numa época do ano (ex.: folha perene).CADUCO, DECÍDUO

5. [Botânica] [Botânica] Que tem folhagem durante todo o ano (ex.: arbusto perene).CADUCO

6. [Botânica] [Botânica] Que vive mais de dois anos.

etimologiaOrigem etimológica:latim perennis, -e.

perenesperenes

Auxiliares de tradução

Traduzir "perenes" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Deparei-me com um problema linguístico ao qual não sei dar resposta. Como se deve escrever: semi sombra, semisombra, semi-sombra ou semissombra?
A grafia correcta é semi-sombra, se estiver a utilizar a ortografia segundo o Acordo Ortográfico de 1945, isto é, anterior ao Acordo Ortográfico de 1990. Segundo o Acordo de 1945, na base XXIX, e segundo o Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, o prefixo semi- só se escreve com hífen quando a palavra que se lhe segue começa por h (ex.: semi-homem), i (ex.: semi-inconsciente), r (ex.: semi-racional) ou s (ex.: semi-selvagem). Já o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, acrescenta que este prefixo é grafado com hífen sempre que a palavra que se lhe segue começa por qualquer vogal. Daí a divergência na escrita entre a norma portuguesa (ex.: semiaberto, semiesfera, semioficial, semiuncial) e a norma brasileira (ex.: semi-aberto, semi-esfera, semi-oficial, semi-uncial).

Se, porém, estiver a utilizar a grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990, a grafia correcta é semissombra. Segundo este acordo, na sua Base XVI, não se emprega o hífen "nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se" (ex.: semirracional, semissegredo). Ainda segundo esta mesma base, deixa de haver divergência entre a norma portuguesa e a brasileira, pois apenas deverá ser usado o hífen quando a palavra seguinte começa por h (ex.: semi-histórico) ou pela mesma vogal em que termina o prefixo (ex.: semi-internato) e não quando se trata de vogal diferente (ex.: semiautomático).




Elencar: Ultimamente, na empresa onde trabalho, tenho visto este verbo a ser usado, quer na forma escrita, quer na forma oral. Sinceramente duvido da sua existência, assim como desconheço o seu significado, e quando pergunto o mesmo a quem profere ou escreve esta palavra, dizem-me que provém do substantivo "elenco". Podem, por favor, comentar?
O verbo elencar surge atestado em vocabulários e em dicionários gerais de língua. Trata-se de um neologismo que se encontra bem formado, pois deriva do substantivo elenco, pela aposição regular (e altamente produtiva em português) do sufixo -ar, tendo o significado de "colocar em elenco ou numa lista", podendo ter como sinónimos os verbos catalogar, enumerar ou listar.