PT
BR
Pesquisar
Definições



percecionam

A forma percecionamé [terceira pessoa plural do presente do indicativo de percepcionarpercecionarpercepcionar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
percepcionarpercecionarpercepcionar
|èç| |èç| |èpç|
( per·cep·ci·o·nar per·ce·ci·o·nar

per·cep·ci·o·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

Ter a percepção de; perceber através dos sentidos.

etimologiaOrigem etimológica:latim perceptio, -onis, percepção + -ar.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: percecionar.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: percepcionar.
grafiaGrafia no Brasil:percepcionar.
grafiaGrafia em Portugal:percecionar.
percecionampercecionam

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).