PT
BR
Pesquisar
Definições



pejemos

A forma pejemospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de pejarpejar] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de pejarpejar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pejarpejar
( pe·jar

pe·jar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Encher, carregar.

2. Obstruir; embaraçar.


verbo intransitivo

3. Emprenhar, conceber.

4. Cessar de moer (o engenho de açúcar); fazer parar (o moinho).


verbo pronominal

5. Embaraçar-se; envergonhar-se.

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.
Confrontar: pegar.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Será que me poderiam ajudar a perceber qual é o origem etimológica mais provável da palavra (apelido) Malafaia?
No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, regista-se a hipótese de o apelido Malafaia poder estar relacionado com o topónimo Malafaia (concelho de Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa); este último, por sua vez, é de origem obscura.



Como deverá ser: vice-diretores ou vices-diretores?
Vice- é um elemento de formação que indica "que substitui" ou "que está abaixo" (ex.: vice-presidente, vice-campeão) e não admite flexão (ex.: vice-presidentes, vice-campeões). Este elemento, segundos os textos que regulam a ortografia (tanto no português europeu como no português do Brasil, e tanto antes como depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990), deverá sempre estar ligado por hífen à palavra seguinte. Por vezes, a palavra vice é usada como redução de palavras que contêm o elemento vice- (ex.: o director estava ausente e foi representado pelo vice[-director]), correspondendo nesse caso a um substantivo que admite flexão (ex.: o director estava ausente e foi representado por um dos vices).