Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

pedreiro

pedreiropedreiro | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pe·drei·ro pe·drei·ro


(pedra + -eiro)
nome masculino

1. Pessoa que trabalha em obras de alvenaria. = ALVENEL

2. [Armamento]   [Armamento]  Morteiro antigo que arremessava pedras. = ROQUEIRA

3. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação comum a diversas espécies de aves de pequeno porte da família dos apodídeos, de plumagem preta ou acastanhada, pés e dedos muito curtos e asas longas e estreitas. = ANDORINHÃO

4. [Brasil: Norte]   [Brasil: Norte]   [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação comum a várias aves passeriformes que fazem o ninho com barro. = JOÃO-DE-BARRO

5. [Brasil]   [Brasil]   [Ornitologia]   [Ornitologia]  Ave insectívora (Nystalus chacuru) da América do Sul, com cerca de 18 centímetros de comprimento, plumagem dorsal castanha manchada de negro e bico vermelho. = JOÃO-BOBO

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "pedreiro" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Foto: Henrique Kawanami Cleber de Souza Carvalho, 45 anos, conhecido como “ Pedreiro Assassino”, foi condenado por mais um homicídio nesta quarta-feira, dia 20 de julho..

Em Caderno B

O influenciador digital Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro , não vai se livrar facilmente do empresário Allan Jesus..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...gera espantoPrimeiro porque não tenho cacife para tantoVivo da mão para a bocaComo um pedreiro do subúrbio E não compareço na festa da culturaMoro longe das experiências que fazem...

Em Outubro

...16 para auxiliar de cozinha, 41 para auxiliar de linha de produção, 68 para pedreiro e 63 para servente de obras, dentre várias outras..

Em Caderno B

Celso Garcia é um dos trabalhadores, atuando como pedreiro e encanador, e vê a oportunidade como uma forma de receber um dinheiro para...

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




Em "Ninguém te vai agradecer", qual a função sintáctica de te? Será complemento indirecto?
O pronome pessoal te pode desempenhar função de complemento directo (ex.: vi-te ontem) ou de complemento indirecto (ex.: dei-te um beijo). No caso em apreço, o pronome te desempenha a função de complemento indirecto, uma vez que corresponde à pronominalização de uma construção do verbo agradecer como transitivo indirecto, com a preposição a (agradecer-te = agradecer a ti), podendo ocorrer com um complemento directo (ex.: ninguém te vai agradecer o favor = ninguém to vai agradecer).
Para determinar a função sintáctica deste pronome, é útil substituir a segunda pessoa gramatical (tu > te) pela terceira (ele > o/lhe), pois neste caso o complemento directo e o complemento indirecto têm formas diferentes, o para o complemento directo, lhe para o complemento indirecto (ex.: ninguém vai agradecer o favor ao rapaz > ninguém lhe vai agradecer o favor / *ninguém o vai agradecer o favor; o asterisco indica agramaticalidade).

Para dúvidas deste teor, poderá consultar uma obra como o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, dirigido por João Malaca CASTELEIRO (Lisboa: Texto Editores, 2007), que contém a explicitação das funções sintácticas de cada verbo.

pub

Palavra do dia

i·rí·di·o i·rí·di·o


(latim científico iridium, do latim iris, iridis, do grego íris, íridos, mensageiro dos deuses, arco-íris)
nome masculino

[Química]   [Química]  Elemento químico (símbolo: Ir), de número atómico 77, metal friável que se encontra em certos minérios da platina.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pedreiro [consultado em 10-08-2022]