Significado de peche-se-ta

    A forma peche-se-tapode ser [primeira pessoa e segunda pessoa plural e singular do presente infinitivo e do conjuntivo de pecharpechar], [primeira pessoa e terceira pessoa plural e singular do presente e do futuro do conjuntivo e do indicativo de pecharpechar] ou [terceira pessoa singular gerúndio e do imperativo de pecharpechar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    pecharpechar
    ( pe·char

    pe·char

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. [Brasil: Sul] [Brasil: Sul] Dar ou levar encontrão. = ABALROAR, CHOCAR

    verbo transitivo

    2. [Brasil: Sul] [Brasil: Sul] Pedir dinheiro.

    etimologiaOrigem:espanhol pechar, pagar tributo, encargo.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    peixada | n. f.

    Refeição em que predominam preparados de peixe....


    bitafe | n. m.

    Título, rótulo....


    pecha | n. f.

    Falta de perfeição física ou moral....


    pechada | n. f.

    Embate de dois cavaleiros, vindos de lados opostos....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "peche-se-ta" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se a palavra "pixel" existe em português e qual é o seu plural. Em muitas ocasiões aparece "pixeis" mas sendo uma palavra de origem inglesa o seu plural não deveria ser "pixels"?


      Quanto a comparações de inigualdade, ou seja, de superioridade ou de inferioridade, existirá uma regra absoluta para decifrar se se usa que ou do que ou ambas estarão correctas em qualquer expressão dessa estrutura? Para um falante em que o Português não é a primeira língua, seria bastante útil. Incluo as seguintes expressões para vossa análise: 1) O castelo é mais antigo que a igreja. 2) Hoje as laranjas estão menos baratas que as maçãs. 3) Nós compramos mais livros que vendemos. 4) O Paulo é mais grande do que gordo. 5a) O João tem mais de um carro. b) O João tem mais dum carro. c) O João tem mais do que um carro. d) O João tem mais que um carro.