PT
BR
Pesquisar
Definições



pavonearem

A forma pavonearempode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de pavonearpavonear] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de pavonearpavonear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pavonearpavonear
( pa·vo·ne·ar

pa·vo·ne·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Enfeitar com garridice.

2. Ostentar com jactância.


verbo pronominal

3. Enfeitar com ornatos muito vistosos.

4. Vangloriar-se, ufanar-se, fazer gala.

etimologiaOrigem etimológica:latim pavo, -onis, pavão + -ear.

pavonearempavonearem

Auxiliares de tradução

Traduzir "pavonearem" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).