PT
BR
Pesquisar
Definições



pau-de-cabeleira

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pau-de-cabeleirapau-de-cabeleirapau de cabeleira
( pau·-de·-ca·be·lei·ra

pau·-de·-ca·be·lei·ra

pau de ca·be·lei·ra

)


nome masculino

Pessoa que acompanha um casal de namorados.

etimologiaOrigem etimológica:pau + de + cabeleira.
grafiaGrafia no Brasil:pau de cabeleira.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:pau de cabeleira.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: pau-de-cabeleira.
grafiaGrafia em Portugal:pau-de-cabeleira.


Dúvidas linguísticas



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).