PT
BR
Pesquisar
Definições



papa-mosquitos-do-pacífico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
papa-mosquitos-do-pacíficopapa-mosquitos-do-pacífico
( pa·pa·-mos·qui·tos·-do·-pa·cí·fi·co

pa·pa·-mos·qui·tos·-do·-pa·cí·fi·co

)


nome masculino de dois números

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Empidonax difficilis) da família dos tiranídeos. = CAÇA-MOSCAS-OCIDENTAL

etimologiaOrigem etimológica:papa-mosquitos + do + Pacífico, talassónimo [oceano que fica entre a América, a Ásia e a Oceânia].

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.