PT
BR
Pesquisar
Definições



papa-moscas-anão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
papa-moscas-anãopapa-moscas-anão
( pa·pa·-mos·cas·-a·não

pa·pa·-mos·cas·-a·não

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Muscicapa epulata) da família dos muscicapídeos. = PAPA-MOSCAS-DE-PATAS-PRETAS

Origem etimológica: papa-moscas + anão.
papa-moscas-anão

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Quero saber quando empregar viagem com "G" e viajem com "J" e suas respectivas explicações...
A grafia com g (viagem) corresponde ao substantivo feminino (ex: dormiu durante toda a viagem; reservamos os bilhetes de avião numa agência de viagens), que pode ser sinónimo de passeio, percurso. A grafia com j (viajem) corresponde à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo (ou subjuntivo, no Brasil) do verbo viajar (ex.: espero que eles viajem em segurança), também usada para formar a terceira pessoa do plural do imperativo (ex.: não viajem para essa zona do país).



Gostaria de saber qual é o adjectivo de pedra.
Poderá utilizar como adjectivo relativo a pedra ou com características de pedra a palavra pétreo ou, menos usadas, as palavras petroso ou sáxeo.