Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

palmito

palmitopalmito | n. m.
derivação masc. sing. de palmopalmo
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pal·mi·to pal·mi·to


(palma + -ito)
nome masculino

1. Ramo de palmeira.

2. Miolo do tronco da palmeira.

3. Ramo de flores entrelaçadas com folhas de palmeira que se distribui na festa dos Ramos.

4. Ramo de flores que se põe nas mãos das crianças ou donzelas, quando mortas, como símbolo de inocência e virgindade.

5. [Botânica]   [Botânica]  Espécie de palmeira.

6. [Antigo]   [Antigo]  Espécie de lagarto africano das árvores.

7. [Botânica]   [Botânica]  Planta da Índia.


pal·mo pal·mo


(latim palmus, -i)
nome masculino

1. Medida que equivale a 8 polegadas ou 22 centímetros.

2. Medida, tomada com a mão aberta, que vai da extremidade do dedo polegar à ponta do dedo mínimo. (Confrontar: furco.)Ver imagem


conhecer o terreno a palmos
Conhecê-lo perfeitamente.

crescer a palmos
Crescer muito e depressa.

de palmo e meio
De pequenas dimensões (ex.: estes miúdos são grandes artistas de palmo e meio; gente de palmo e meio).

palmo a palmo
Gradualmente; a pouco e pouco.

palmo de cara
Rosto bonito.

palmo de rosto
O mesmo que palmo de cara.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "palmito" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

) Cremes de palmito e de aspargos com croutons e pequenas lascas de panqueca no fundo da xícara,...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

A startup desenvolveu ainda um equipamento para dispersão de sementes de palmito do tipo juçara que está sendo utilizado em 17 parques florestais pelo governo do...

Em Caderno B

, citou a importância de explorar o potencial da cidade com a produção de palmito , de pupunha, cajá, mel, dentre outros produtos, que poderão ganhar visibilidade econômica..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

e ilegal do palmito da Juçara - que exige a derrubada da árvore - tornou esta espécie ameaçada...

Em O VAGALUME

Torta de palmito Muitos escritores de alguma forma se referiram à gastronomia em seus textos..

Em VARAL de IDÉIAS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No vosso sítio da Internet, no dicionário on-line aparece o "S.M." em todas as pesquisas. Mas que quer dizer o S.M.? Segundo o vosso dicionário é uma abreviatura! Mas que quê? De “Sua Majestade” não me parece!
A abreviatura s. m. é redução de substantivo masculino e corresponde à classificação morfológica da palavra pesquisada (a par de muitas como s. f., substantivo feminino, ou adj., adjectivo, por exemplo).

Quando o utilizador faz uma pesquisa (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), surge como resultado um conjunto de palavras, a respectiva classificação abreviada e o início da definição. Quando o utilizador consulta o significado de uma palavra (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), se passar com o cursor do rato por cima de qualquer a abreviatura, aparece a sua extensão, para facilitar a consulta.

Poderá ainda consultar as abreviaturas utilizadas no dicionário na secção Abreviaturas, a que pode aceder clicando no quarto separador na barra cinzenta clara ao alto da página (a seguir a Página Principal | Sobre o dicionário | Como consultar).




Gostaria de saber se as palavras escritas em letras maiúsculas são acentuadas. Ex.: ÁRVORE.
Na ortografia portuguesa, as palavras têm a mesma acentuação independentemente de serem grafadas com letras maiúsculas ou minúsculas. Assim, se pretender escrever árvore, ébano, ímpeto, óbito, único com inicial maiúscula ou totalmente em maiúsculas, deverá escrever Árvore ou ÁRVORE, Ébano ou ÉBANO, Ímpeto ou ÍMPETO, Óbito ou ÓBITO ou Único ou ÚNICO.

O texto do Acordo Ortográfico, que regula a ortografia do português europeu e que tem regras específicas para o uso de maiúsculas nas bases XXXIX a XLVII, não refere explicitamente este assunto, mas o próprio texto legal contém sempre acentos em maiúsculas, nomeadamente em palavras como "MINISTÉRIO", "Ámon", "Áustria-Hungria", "Nun'Álvares", "Índias" ou no nome do Presidente da República em 1945, "ANTÓNIO ÓSCAR DE FRAGOSO CARMONA".

Outras ortografias de línguas românicas próximas do português, como o espanhol ou o francês, têm o mesmo comportamento. A Real Academia Española (Ortografía de la Lengua Española, Madrid: Editorial Espasa Calpe, 1999, p. 53) refere explicitamente que as maiúsculas levam acento e que a Academia nunca estabeleceu uma norma em sentido contrário. Quanto ao francês, a tradição escolar costuma ensinar que as maiúsculas podem não ser acentuadas, não sendo essa, no entanto, a posição da Académie Française, que recomenda o uso sistemático das maiúsculas acentuadas; também a União Europeia, no Código de Redacção Interinstitucional relativo ao francês postula que as maiúsculas são, em princípio, sempre acentuadas (http://publications.europa.eu/code/fr/fr-240203.htm).

pub

Palavra do dia

ber·bi·ca·cho ber·bi·ca·cho


(origem duvidosa)
nome masculino

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Coisa ou situação complexa, difícil (ex.: mas que grande berbicacho; ainda há uns berbicachos para resolver). = BARBICACHO, EMPECILHO, PROBLEMA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/palmito [consultado em 04-12-2021]