Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

párodo

párodopárodo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pá·ro·do pá·ro·do


(grego párodos, -ou, passagem, entrada, desfiladeiro, entrada estreita, entrada lateral de um palco, aparecimento, primeira entrada do coro grego em cena)
nome masculino

1. [Teatro]   [Teatro]  Momento de entrada do coro, no teatro grego.

2. [Teatro]   [Teatro]  Cada uma das entradas laterais no teatro grego, por onde entrava o público e depois também o coro.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

-pacífico”, “luso-senegalês”, “narcossubmarino”, “ párodo ” ou “xamânico”, entre muitas outras..

Em VISEU, terra de Viriato.

keista, kas dar kartą parodo , kad filmas tikrai geras ir ne toks aktorius panoro nors kiek prie jo...

Em Vitalijaus 'geras'

...João Eudes, com uma celebração eucarística presidida pelo padre João Carlos e colaboração do párodo Luís Gabriel Mendoza..

Em Blog da Sagrada Família

MISSA Antes da celebração de ontem, na Igreja Matriz, o párodo Luís Gabriel fez uma apresentação do padre Gustavo Lodoño, que é Provincial da Colômbia...

Em Blog da Sagrada Família

...da Casa de Formação, padre Luis Amado Vanegas Gomes e padre Luís Gabriel Mendonza, párodo da Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza..

Em Blog da Sagrada Família
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].




Havermos: usa-se hífen entre o r e o m ou escreve-se tudo junto?
As flexões do infinitivo pessoal ou do futuro do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) não se grafam com hífen (ex.: darmos, fazermos, partirmos, havermos).
pub

Palavra do dia

qui·cha·ça qui·cha·ça


(alteração de cachaça)
nome feminino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CASMURRICE, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/p%C3%A1rodo [consultado em 20-05-2022]