Significado de ornejava-se-lha

    A forma ornejava-se-lhapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de ornejarornejar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de ornejarornejar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    ornejarornejar
    ( or·ne·jar

    or·ne·jar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Ornear; zurrar.

    etimologiaOrigem:etimologia onomatopaica.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    orneio | n. m.

    Grito produzido pelo burro....


    ornejo | n. m.

    Grito produzido pelo burro....


    ornejador | adj. n. m.

    Que ou o que orneja....


    zurrar | v. intr. | v. tr.

    Emitir, o burro, zurros....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "ornejava-se-lha" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho dúvidas quanto ao significado do termo "desalargar" dado pelo dicionário. Não sou nenhum especialista na língua portuguesa, mas penso que desalargar não significa "alargar, tornar mais largo". Para mim, faz mais sentido o oposto, até porque o prefixo deste verbo ("des-"), tanto quanto sei, nega o verbo alargar; ou estou enganado?


      Elencar: Ultimamente, na empresa onde trabalho, tenho visto este verbo a ser usado, quer na forma escrita, quer na forma oral. Sinceramente duvido da sua existência, assim como desconheço o seu significado, e quando pergunto o mesmo a quem profere ou escreve esta palavra, dizem-me que provém do substantivo "elenco". Podem, por favor, comentar?