PT
BR
Pesquisar
Definições



obra-córnea

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
obra-córneaobra-córnea
obra-córnea


nome

(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas


Por favor, como se lê Houaiss?
Houaiss é um sobrenome que se divulgou no Brasil e em Portugal sobretudo devido a Antônio Houaiss, eminente intelectual brasileiro, conhecido sobretudo como filólogo e como o lexicógrafo que liderou até 1999, data da sua morte, a concepção do Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, publicado em 2000. Este apelido, que se tornou também uma marca de produtos lexicográficos (ex.: Minidicionário Houaiss, Dicionário Houaiss de Verbos, Dicionário Houaiss de Física), tem origem árabe, pois Antônio Houaiss era filho de imigrantes libaneses.
A pronúncia de nomes próprios estrangeiros é normalmente problemática em qualquer língua e o português não é excepção. A pronúncia mais corrente desta palavra, nomeadamente no meio em que viveu Antônio Houaiss, é [‘wajs] ou [‘uajs] (nestas transcrições fonéticas, o símbolo [w] corresponde ao som da letra u em quase, o símbolo [u] corresponde ao som da letra u em nua, os símbolos [aj] correspondem ao som do ditongo ai em caixa e o símbolo [s] corresponde ao som do dígrafo ss em massa). As palavras árabes necessitam de transliteração para as línguas que utilizam o alfabeto latino e, neste caso específico, a ortografia do sobrenome Houaiss reflecte provavelmente a influência da língua francesa na transliteração do árabe, pois para um som [u] pode corresponder em francês a grafia ou, como em fou ou coucher, o que não acontece em português, onde esta grafia corresponde ao som [o], como em outro ou doutor.




Surgiu-me uma dúvida relacionada com a utilização das palavras baixo e abaixo. Que palavra aplicar em cada situação específica? Por exemplo, "Eu vou lá baixo." Está correcto ou dever-se-ia utilizar "Eu vou lá abaixo" ou ainda "Eu vou lá a baixo"?
As palavras abaixo e baixo utilizam-se em contextos diferentes. Relativamente à dúvida que coloca, a generalidade dos gramáticos recomenda a forma abaixo, porque se trata do advérbio de lugar (ver sentido e frase de 2), pelo que a frase correcta é “Eu vou lá abaixo”.

Como advérbio, abaixo é usado para indicar:
1. Em sentido ou direcção descendente: “As laranjas rolaram pela rua abaixo.”
2. Em lugar ou parte inferior: “A dor era mais abaixo.”
3. Em parte que se segue, num texto escrito: “A proposta foi recusada pelos motivos abaixo indicados.” [Neste caso, é frequente a omissão do particípio passado: “A proposta foi recusada pelos motivos abaixo.”]
4. Em categoria ou nível inferior: “Nós moramos no 2.º andar e eles logo abaixo.”

Como interjeição, abaixo é usado para exprimir:
5. Protesto ou reprovação: “Abaixo as armas nucleares.”
6. Ordem para descer de posto elevado em embarcação.

Excluindo os usos de substantivo e de adjectivo, que não parecem colocar problemas relativamente à questão que levanta, a não ser, talvez, no caso do adjectivo em posição pré-nominal (“Compraram os remédios a baixo custo.” Leia-se: a custo baixo), como advérbio, baixo é usado para indicar:
7. Em local pouco elevado: “O avião voava baixo”.
8. Com pouco som: “Falem baixo!”

Há, no entanto, um caso em que se escreve a palavra baixo separada da preposição a. Trata-se da locução de alto a baixo, cuja grafia se encontra registada em vários dicionários, com o significado de “desde a parte superior até à parte inferior” (9a), “em toda a extensão” (9b), “com altivez” (9c):
9 a. Rasgou a cortina de alto a baixo.
9 b. Limpou a casa de alto a baixo.
9 c. Olhou-o de alto a baixo.