PT
BR
Pesquisar
Definições



obedecendo

A forma obedecendoé [gerúndio de obedecerobedecer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
obedecerobedecer
|cê| |cê|
( o·be·de·cer

o·be·de·cer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Mostrar obediência (ex.: o cão treinado obedece ao dono).DESOBEDECER

2. Agir de acordo com o que foi estabelecido por (ex.: obedecer às regras). = CUMPRIR, EXECUTAR, OBSERVAR, RESPEITARDESOBEDECER, DESRESPEITAR, INFRINGIR

3. Estar sob determinado comando ou dependência (ex.: obedecer ao superior hierárquico). = DEPENDER

4. Agir consoante determinado impulso, sentimento, etc. (ex.: obedecer a um capricho). = CEDER, SEGUIR

5. Responder a um comando ou a mecanismo ou ordem de funcionamento (ex.: o teclado não obedece).

etimologiaOrigem etimológica:latim oboedisco, -ere, incoativo de oboedio, -ire, prestar atenção a, dar ouvidos a, obedecer.

obedecendoobedecendo

Auxiliares de tradução

Traduzir "obedecendo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Diz-se parecido a ou parecido com? Por exemplo, parecido ao Pai ou parecido com o Pai? Ambas as formas estão correctas?
O adjectivo parecido pode ser regido, tal como o verbo parecer de que deriva, pelas preposições a e com. Assim, ambas as expressões que refere estão correctas, assim como correctas estão as frases parece-se ao pai e parece-se com o pai.