PT
BR
Pesquisar
Definições



métodos

A forma métodosé [masculino plural de métodométodo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
métodométodo
( mé·to·do

mé·to·do

)


nome masculino

1. Ordem pedagógica na educação.

2. Tratado elementar.

3. Processo racional para chegar a determinado fim.

4. Maneira de proceder.

5. Processo racional para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade.

6. Obra que contém disposta numa ordem de progressão lógica os principais elementos de uma ciência, de uma arte.

7. [Figurado] [Figurado] Prudência; ponderação.


método da imanência

Método iniciado nos fins do século XIX que consiste em estabelecer a verdade religiosa pelas aspirações próprias da alma humana.

Auxiliares de tradução

Traduzir "métodos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.