Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

mute

1ª pess. sing. pres. conj. de mutarmutar
3ª pess. sing. imp. de mutarmutar
3ª pess. sing. pres. conj. de mutarmutar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mu·tar mu·tar

- ConjugarConjugar

(latim muto, -are)
verbo intransitivo

Sofrer mutação ou mudança. = MUDAR, TRANSFORMAR-SE

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Com a ajuda do botão MIC Mute , nas

Em www.appsdoandroid.com

do orador com clareza, enquanto minimiza os ruídos indesejados, silenciando ( mute ) automaticamente quando o braço do microfone é levantado..

Em www.appsdoandroid.com

...aquilo que bem se entender, como fazer combinações de teclas para coisas como " mute " de uma videochamada, ou para introduzir uma longa sequência de texto (por exemplo,...

Em aminhaalegrecasinha.com

...os utilizadores que queiram estar mais descansados contra esta possibilidade optem por activar o mute dos seus Echo quando não estão por perto, para que seja impossível reagirem a

Em aminhaalegrecasinha.com

Mute mat van car sound deadening vibration proofing pads sheets mats 2mm thick..

Em Luiz Martins
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Porque escrevemos Henrique com um r e não dois rr? Qual a regra?
A ortografia é um conjunto de regras convencionadas e, na maioria das vezes, é o utilizador da língua que mais lê e mais consulta obras de referência, como dicionários, prontuários e afins, que melhor conhece essas regras e que melhor escreve. Há, no entanto, algumas indicações úteis, no caso da letra r:

a) O erre simples (r) representa o som [R] (consoante vibrante velar) em início de palavra (ex.: rasar, régua, rua), a seguir a uma vogal nasal (ex.: Henrique, honra, tenro), ou em início de sílaba a seguir a uma consoante (ex.: israelita, melro).

b) O erre simples (r) representa o som [r] (consoante vibrante alveolar) em contexto intervocálico, antecedido de vogal oral (ex.: cara, puro), nos grupos consonânticos br, cr, dr, fr, gr, pr, tr e vr (ex.: abrir, credo, coldre, fraco, grua, imprimir, latrina, nevrose), ou em final de sílaba (ex.: cargo, partir, querer, surto); o erre simples nunca representa o som [r] em início de palavra.

c) O erre dobrado (rr) representa sempre o som [R] e apenas em contextos intervocálicos (ex.: barra, errado, mirra, socorro, urro), nunca em início de palavra ou depois de consoante.




Se digo "o formando", quando designo um indivíduo que está em processo de formação, poderei dizer "o associando" para designar um indivíduo que está em processo de adesão a uma associação?
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dicionário consultado, a palavra associando encontra-se bem formada, com a junção do sufixo -ando ao verbo associar. Este sufixo é produtivo em português na formação de substantivos que designam pessoas que estão em determinado processo (ex.: educando = pessoa no processo de se educar; formando = pessoa no processo de se formar), pelo que não se pode apontar nenhuma incorrecção à palavra associando para designar a pessoa no processo de se associar (ex.: o associando aguarda a conclusão do processo de candidatura).
pub

Palavra do dia

no·o·lo·gi·a no·o·lo·gi·a


(grego nóos, noûs, mente, pensamento + -logia)
nome feminino

1. [Filosofia]   [Filosofia]  Ciência ou conjunto de ciências que estuda o espírito humano.

2. [Filosofia]   [Filosofia]  Doutrina ou sistema que reconhece a existência de um conhecimento exclusivamente racional, por oposição ao empirismo.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/mute [consultado em 14-08-2022]