Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

multiúso

multiúsomultiúso | adj. 2 g. 2 núm.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mul·ti·ú·so mul·ti·ú·so


(multi- + uso)
adjectivo de dois géneros e de dois números
adjetivo de dois géneros e de dois números

O mesmo que multiúsos.


Nota: Sobre a necessidade da acentuação gráfica desta palavra, ver a Base X, 1.º, do Acordo Ortográfico de 1990, a Base XIV do Acordo Ortográfico de 1945 e o ponto 43, 4.ª do Formulário Ortográfico de 1943. Ver também resposta à dúvida: multiusos ou multiúsos?.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...América, será o Estádio Governador João Castelo, popularmente conhecido como Castelão, é um estádio multiuso situado em São Luís, Maranhão, Brasil..

Em www.vermelhodepaixao.com.br

estruturas paroquiais estão maiores com o salão multi-uso e uma nova construção para os catequistas. A nível de capelas, quando disse adeus ao Uraga em finais de setembro de 2000, a paróquia tinha 29, divididas em três zonas. Agora são 47, agrupadas em sete zonas. Os batizados estão a chegar aos dezanove mil

Em JIRENNA

Helicópteros multiuso Eurocopter AS350 B3 Alguns projetos de helicópteros são versáteis o suficiente para serem usados...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...Icasa x América, a Arena Romeirão ou Estádio Mauro Sampaio é uma praça esportiva multiuso , localizado na cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará..

Em www.vermelhodepaixao.com.br

Os ingressos para esta partida já estão à venda no site do complexo multiuso – www..

Em www.vermelhodepaixao.com.br
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se escreve: quere-la ou querêla?
As grafias quere-la, querê-la e querela são formas parónimas, isto é, formas diferentes com grafia e som semelhantes.

As formas quere-la e querê-la correspondem a formas verbais do verbo querer seguidas do clítico a, na forma -la (o pronome clítico -a assume a forma -la quando a forma verbal que o precede termina em -r, -s ou -z); quere-la pode transcrever-se foneticamente ['k3rilá] e corresponde à segunda pessoa do presente do indicativo (ex.: tu queres a sopa? = quere-la?), enquanto querê-la pode transcrever-se foneticamente [ki'relá] e corresponde ao infinitivo (ex.: para alcançares alguma coisa, tens de querê-la muito).

A grafia querela pode transcrever-se foneticamente [ki'r3lá] e corresponde a um substantivo feminino, cujo significado poderá consultar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.




Tenho uma dúvida sobre a palavra faixa-etária. Aliás, esta palavra tem hífen ou são duas palavras totalmente distintas? E como ficaria o plural? "Existem, ao todo, cinco faixas-etárias"?
A expressão nominal faixa etária escreve-se sem hífen e forma o plural flexionando o substantivo faixa e o adjectivo etário, que com ele deve concordar em número e género: faixas etárias.
pub

Palavra do dia

mi·o·clo·ni·a mi·o·clo·ni·a


(mio- + grego klónos, -ou, movimento confuso, agitação + -ia)
nome feminino

[Medicina]   [Medicina]  Contracção muscular rápida e involuntária de um ou de vários músculos, geralmente repetida com intervalos variáveis. = MIOCLONISMO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/multi%C3%BAso [consultado em 13-08-2022]