Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
fem. sing. de mucronadomucronado
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mu·cro·na·do mu·cro·na·do
adjectivo
adjetivo

[Botânica]   [Botânica]  Terminado em ponta aguda e recta.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Em uma cadeia alimentar existem vários estágios. A saber, primário, secundário, terciário, quaternário. Após o estágio quaternário como deve ser falado/escrito/definido o quinto item da sequência?
A dúvida colocada não tem fácil resolução, porque as palavras em causa não se comportam como numerais ordinais, mas como adjectivos, pelo que, quando se chega ao quaternário, não parece haver continuação disponível no léxico português. A sugestão que podemos fazer é a de que se utilize em vez destas palavras os numerais ordinais, cuja continuação é mais fácil (ex.: "primeiro estágio", "segundo estágio", "terceiro estágio", "quarto estágio", "quinto estágio", etc.).



Gostaria de saber o que significa a sigla FIFO (relacionado a Logística).
O acrónimo FIFO (do inglês first in, first out, que, em português, se pode traduzir por “primeiro a entrar, primeiro a sair”) é muito frequente nas áreas contabilística, logística e informática indicando, genericamente, que um item mais antigo tem prioridade sobre um mais recente. Especificamente na área da logística, designa um método de gestão de inventário que assume que os itens mais antigos (os que chegaram em primeiro lugar) são despachados antes dos itens mais recentes (aqueles que chegaram posteriormente). Já na área informática, o acrónimo FIFO refere-se a estruturas de dados do tipo lista, em que os primeiros elementos a ser inseridos (“primeiro a entrar”) são os primeiros a ser extraídos ou processados (“primeiro a sair”).
pub

Palavra do dia

ba·ci·lo ba·ci·lo
(latim bacillum, -i ou bacillus, -i, diminutivo de baculus, -i, varinha, vara, bastão)
substantivo masculino

1. [Biologia]   [Biologia]  Vibrião que determina doenças no organismo animal.


bacilo de Koch
[Biologia]   [Biologia]  Nome dado à bactéria que causa a tuberculose humana.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/mucronada [consultado em 24-03-2019]