PT
BR
Pesquisar
Definições



monções

A forma monçõesé [feminino plural de monçãomonção].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
monçãomonção
( mon·ção

mon·ção

)


nome feminino

1. [Meteorologia] [Meteorologia] Vento sazonal que sopra em regiões costeiras tropicais e subtropicais, nomeadamente no Sudeste asiático, associado à alternância entre a estação seca e a estação das chuvas.

2. [Meteorologia] [Meteorologia] Designação dada à estação associada a grande pluviosidade em climas tropicais ou subtropicais. (Mais usado no plural.)

3. Tempo favorável para a navegação.

4. [Figurado] [Figurado] Boa ocasião. = ENSEJO

etimologiaOrigem etimológica:árabe mauasim, festa muçulmana, tempo de colheita, feiras solenes.
Confrontar: moção.

Auxiliares de tradução

Traduzir "monções" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Devo escrever ele será analisado no terceiro dia ou ele será analisado ao terceiro dia?
Qualquer das duas frases é possível, visto que quer a preposição em (presente na contracção no) quer a preposição a (presente na contracção ao) se utilizam na expressão de valores temporais (ex.: viaja sempre em Agosto; estava a dois dias do casamento).



Qual a pronúncia correta da palavra epifania?
Quanto à acentuação, a palavra epifania termina no hiato (isto é, duas vogais contíguas que não fazem ditongo) ia e não tem nenhum acento gráfico antes, por isso tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (epifania).

Se a dúvida que nos coloca diz respeito à qualidade da vogal e, esta aparece no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo (Lisboa, 2001) e no Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora (Porto, 2004) transcrita com o som ê ([e] na transcrição fonética). No dicionário da Porto Editora surge ainda a transcrição da letra e com o som [i].
Os dicionários mencionados são dos poucos que contêm a transcrição fonética das suas entradas e podem ajudar a resolver algumas destas dúvidas, tendo sempre em conta que se trata de dicionários da norma europeia do português.