Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
mitramitra | s. f. | s. m. | adj. 2 g. s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mi·tra mi·tra
(latim mitra, -ae)
substantivo feminino

1. Cobertura da cabeça, alta e pontiaguda, entre os persas, egípcios, árabes, etc.

2. [Religião]   [Religião]  Barrete de forma cónica, fendido na parte superior, e que em certas solenidades é usado por bispos, arcebispos e cardeais.

3. [Religião católica]   [Religião católica]  Poder espiritual do Papa.

4. [Religião católica]   [Religião católica]  Dignidade ou jurisdição de um prelado eclesiástico.

5. [História]   [História]  Carapuço de papel que se colocava na cabeça dos condenados da Inquisição.

6. [Popular]   [Popular]  Carapuça.

7. [Informal]   [Informal]   [Ornitologia]   [Ornitologia]  Uropígio das aves.

8. [Zoologia]   [Zoologia]  Género de moluscos gastrópodes.

9. [Zoologia]   [Zoologia]  Género de aracnídeos.

substantivo masculino

10. [Portugal, Informal, Depreciativo]   [Portugal, Informal, Depreciativo]  Jovem urbano, geralmente associado às camadas sociais mais desfavorecidas, de comportamento ruidoso, desrespeitoso, ameaçador ou violento e que tem gostos considerados vulgares (ex.: aquele mitra gosta de roupa que realce os músculos).

11. [Portugal: Porto, Informal]   [Portugal: Porto, Informal]  Indivíduo que impõe a sua presença ou companhia, que vai a eventos ou actividades sem ter sido convidado.

12. [Popular]   [Popular]  Coelho velho.

adjectivo de dois géneros e substantivo masculino
adjetivo de dois géneros e substantivo masculino

13. [Brasil]   [Brasil]  Que tem manha ou esperteza. = ESPERTO, MANHOSO, MITRADO

14. [Brasil]   [Brasil]  Avarento.


receber a mitra
Ser nomeado bispo.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "mitra" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



Na frase estavam bastante/bastantes preocupados com a situação, bastante deve ser no plural ou singular? E na frase estavam bastante/bastantes informados sobre a situação deve ser plural ou singular? Caso as opções sejam diferentes, o que difere uma frase da outra?
Tal como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra bastante pode ser usada como determinante e pronome indefinido (ex.: havia bastantes folhas no chão; ainda não terminou todos os exercícios, apesar de já ter feito bastantes) e como advérbio (ex.: estou bastante cansado; hoje andámos bastante).

Nos casos em que é usada como advérbio, a palavra não flexiona, pois é da natureza dos advérbios não terem flexões em género ou número, pelo que a sua forma é sempre invariável. Assim, e visto que nas frases que referencia a palavra bastante é precisamente usada como advérbio (sendo sinónimo de muito, que também não seria flexionado se usado nas frases referidas: estavam muito preocupados com a situação; estavam muito informados sobre a situação), as frases correctas são estavam bastante preocupados com a situação e estavam bastante informados sobre a situação.

A palavra bastante pode ainda ser usada como adjectivo, com o significado “que é suficiente” (ex.: os atletas deram provas bastantes do seu esforço), e como substantivo (ex.: ele tem o bastante para chegar ao fim da viagem).

pub

Palavra do dia

la·nhar la·nhar
(latim lanio, -are, despedaçar, dilacerar, rasgar)
verbo transitivo

1. Dar golpes em. = CORTAR, FERIR, GOLPEAR

2. [Figurado]   [Figurado]  Falar mal ou usar de forma errada, geralmente uma língua (ex.: lanhar o idioma materno). = DETURPAR, ESTROPIAR, MALTRATAR

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/mitra [consultado em 20-10-2019]