PT
BR
Pesquisar
Definições



matuto

A forma matutopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de matutarmatutar], [adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
matutomatuto
( ma·tu·to

ma·tu·to

)


adjectivoadjetivo

1. Que é relativo ao mato.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. Que ou aquele que vive no mato.

3. [Brasil] [Brasil] Que ou aquele que vive no interior ou no campo. = CAIPIRA, ROCEIRO, SERTANEJO

4. [Brasil, Depreciativo] [Brasil, Depreciativo] Que ou aquele que é considerado rústico, simples, grosseiro ou ignorante. = CAIPIRA

5. [Brasil: Nordeste] [Brasil: Nordeste] Que ou aquele que revela timidez. = ACANHADO, CAIPIRA, ENCABULADO, TÍMIDO

6. [Figurado] [Figurado] Maníaco.

7. [Informal] [Informal] Matreiro; finório.

etimologiaOrigem etimológica:mato + -uto.
matutarmatutar
( ma·tu·tar

ma·tu·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. [Informal] [Informal] Pensar muito sobre algo. = MEDITAR, REFLECTIR

2. [Informal] [Informal] Ter uma ideia fixa. = CISMAR

etimologiaOrigem etimológica:matuto + -ar.


Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




A palavra perfuctório pode ser flexionada como? Perfunctoriedade, perfunctoricismo ou perfunctorabilidade? Ou seja, existe como flexioná-la?
A forma correcta é perfunctório, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esse adjectivo flexiona em género (perfunctório, perfunctória) e número (perfunctórios, perfunctórias). As formas perfunctoriedade, perfunctoricismo e perfunctorabilidade que refere não são flexões de perfunctório, mas sim possíveis derivações nominais. Dessas, nenhuma se encontra registada nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados e apenas a primeira, perfunctoriedade, tem ocorrências em motores de pesquisa da Internet. Ainda que essa palavra não se encontre averbada, a sua utilização é possível, uma vez que se apresenta correctamente formada, resultando da aposição do sufixo -edade ao adjectivo perfunctório, a par do que acontece na derivação obrigatório > obrigatoriedade. Este sufixo surge geralmente na formação de substantivos a partir de adjectivos, exprimindo a noção de "qualidade, característica”, pelo que perfunctoriedade pode significar “qualidade do que é perfunctório”.