Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

matuto

matutomatuto | adj. | adj. n. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de matutarmatutar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ma·tu·to ma·tu·to


(mato + -uto)
adjectivo
adjetivo

1. Que é relativo ao mato.

adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

2. Que ou aquele que vive no mato.

3. [Brasil]   [Brasil]  Que ou aquele que vive no interior, no campo. = CAIPIRA, ROCEIRO, SERTANEJO

4. [Brasil, Depreciativo]   [Brasil, Depreciativo]  Que ou aquele que é considerado rústico, simples, grosseiro ou ignorante. = CAIPIRA

5. [Brasil: Nordeste]   [Brasil: Nordeste]  Que ou aquele que revela timidez. = ACANHADO, CAIPIRA, ENCABULADO, TÍMIDO

6. [Figurado]   [Figurado]  Maníaco.

7. [Informal]   [Informal]  Matreiro; finório.


ma·tu·tar ma·tu·tar

- ConjugarConjugar

(matuto + -ar)
verbo intransitivo

1. [Informal]   [Informal]  Pensar muito sobre algo. = MEDITAR, REFLECTIR

2. [Informal]   [Informal]  Ter uma ideia fixa. = CISMAR

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Era Manuel da Silva «o Matuto », já experimentado em audácias semelhantes..

Em navios e navegadores

Tentei por algum tempo, mas era péssimo no ramo, minha cara de matuto não passava confiança aos bebedores do precioso líquido..

Em blog0news

" com "Star Wars" e é anterior a ambas, agora ficou clara para o matuto aqui..

Em www.tonygoes.com.br

Coronel Antonio Bento Quando fez o casamento De sua filha Mariá. Ele não quis sanfoneiro E foi pro Rio de Janeiro Contratou Bené Nunes pra tocar

Em blog0news

...dessa fábrica de salsichas desde muito cedo sabe disso muito mais que esse cronista matuto a suar tintas de manchetes populares..

Em blog0news
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Existe abreviatura para a palavra superintendente?
Os dicionários de língua portuguesa por nós consultados não registam nenhuma abreviatura consagrada para a palavra superintendente. Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam que a forma abreviada Superint. é usada com alguma frequência. Reafirmamos, no entanto, que não existe nenhuma forma consagrada (ao contrário do que sucede, por exemplo, com Sr. = senhor).



Tenho uma pequena dúvida entre o emprego de pronomes. Por exemplo, na frase seguinte o correto é Isto é para eu fazer ou Isto é para mim fazer?
Os pronomes pessoais, além de se dividirem em pessoa (primeira, segunda ou terceira) e número (singular ou plural), dividem-se também consoante a sua função na frase, isto é, sujeito (ex.: tu estás doente), complemento directo (ex.: vestiste-te), complemento indirecto (ex.: entreguei-te a encomenda) ou complemento circunstancial (ex.: fez isto por ti), como poderá consultar no tópico Pronomes da Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Os pronomes eu, tu, ele/ela, você, nós, vós, eles/elas, vocês correspondem então a pronomes de sujeito, que podem desempenhar não só funções de sujeito (ex.: eu faço isso), mas também de predicativo do sujeito (ex.: o professor é ele) ou de vocativo (ex.: vocês, venham cá).

A frase referida na dúvida (Isto é para eu fazer) é composta por duas orações: a principal (Isto é) e uma oração infinitiva completiva (para eu fazer), que corresponde ao predicativo do sujeito da oração principal (por isso se chama completiva). Cada uma destas duas orações tem uma estrutura interna com os seus constituintes essenciais. Atentando apenas à oração infinitiva completiva (para eu fazer), que é a que nos interessa para a questão colocada, verificamos que o pronome eu é o sujeito da oração, como se poderá constatar transformando esta oração numa frase simples (eu faço isso) ou alterando o sujeito (isto é para eles fazerem) para conferir que esta alteração obriga à concordância do verbo (é o sujeito da frase que desencadeia a concordância com o verbo).

Pelos motivos acima apontados, a frase correcta deverá ser Isto é para eu fazer e não *Isto é para mim fazer (o asterisco indica incorrecção).

pub

Palavra do dia

su·pu·tar su·pu·tar


(latim supputo, -are)
verbo transitivo

Determinar pelo cálculo. = CALCULAR, COMPUTAR

Confrontar: suportar.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/matuto [consultado em 19-08-2022]