PT
BR
Pesquisar
Definições



mateira

A forma mateirapode ser [feminino singular de mateiromateiro] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mateiramateira
( ma·tei·ra

ma·tei·ra

)


nome feminino

Matagal.

mateiromateiro
( ma·tei·ro

ma·tei·ro

)


nome masculino

1. Guarda de matas.

2. [Brasil] [Brasil] Explorador de matas.

3. [Brasil] [Brasil] O que sem bússola se orienta pelas matas.

4. [Brasil] [Brasil] Aquele que cultiva seringueiras ou explora o seringal.

5. [Ornitologia] [Ornitologia] Designação dada a várias aves passeriformes da família dos locustelídeos, do género Robsonius.

6. [Zoologia] [Zoologia] Pequeno veado (Mazama americana) de pelagem avermelhada, encontrado na América do Sul. = CAPOEIRO, VEADO-MATEIRO, VEADO-VERMELHO

7. [Portugal: Ílhavo] [Portugal: Ílhavo] Carregador de estrume.


adjectivoadjetivo

8. Que vive na mata.

etimologiaOrigem etimológica: mata ou mato + -eiro.
mateiramateira


Dúvidas linguísticas



Quero saber se existem variantes para as palavras "inglês" e "flocos". Fiquei sabendo que poderia ser "ingrês" a variante de "inglês". E que seria "frocos" a variante para a palavra "flocos". Vocês podem esclarecer essas palavras?
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa regista, de facto, as formas ingrês e froco como variantes de inglês e floco, respectivamente. No caso de ingrês, o dicionário refere que se trata de uma variante obsoleta da palavra inglês, apresentando ainda o significado, também obsoleto, de um tipo de tecido. Quanto a froco, para além de variante de floco, o Dicionário Priberam define-o ainda como “felpo de lã ou seda”.



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).