Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

mandarete

mandaretemandarete | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

man·da·re·te |ê|man·da·re·te |ê|


(mandar + -ete)
nome masculino

1. [Portugal]   [Portugal]  Moço de recados. = PAQUETE, RECADEIRO

2. [Portugal]   [Portugal]  Pequeno recado ou serviço pedido a alguém.


SinónimoSinônimo Geral: MANDALETE

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "mandarete" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

pública, entregando-o à escola da rua vendendo jornais ou trabalhando como « mandarete » no café Chiado..

Em humorgrafe

...Depois, claro, saíram com elas, ala para Montechoro e passado dois dias foi um mandarete ao hotel buscar-lhes as bagagens, elas já estavam a desfrute daqueles abutres..

Em Mértola

...pública, entregando-o à escola da rua, vendendo jornais como ardina, ou trabalhando como « mandarete » no Café Chiado..

Em humorgrafe

O menino deixou mandarete : – Fica aqui a tomar conta do rebanho, Perrito..

Em dahistoria.blogs.sapo.pt

Mas bem, o portugalinho defunto há muito se decompôs nisto: Primeiro um mandarete não eleito dos portugueses arroga-se em seu nome (dos ditos portugueses) a dar aposentadoria...

Em Bic Laranja
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




Gostaria que me esclarecessem se a palavra talhagem pode ou não ser utilizada. Utilizamos esta palavra em metalomecânica pois, além de vários outros equipamentos robotizados de maquinação industrial de peças de precisão como tornos de comando numérico CNC, rectificadoras, robôs de soldadura, temos uma talhadora e costumamos designar o trabalho realizado por esta máquina de talhagem, mas ainda não o encontramos em nenhum dicionário.
A palavra talhagem segue as regras de boa formação da língua portuguesa; é formada a partir do verbo talhar a que se junta o sufixo -agem, que pode exprimir a acção do verbo. A palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários ou vocabulários consultados, tanto portugueses como brasileiros, mas isso não interdita o seu uso; no entanto, para o mesmo significado geral de acto ou efeito de talhar encontram-se registadas em vários dicionários as palavras talha, talhadura, talhamento ou talho, que podem ser alternativa, sendo que em talha e talho se encontram registadas acepções específicas relativas ao corte de metal.
pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/mandarete [consultado em 17-05-2022]