PT
BR
Pesquisar
Definições



malsinem

A forma malsinempode ser [terceira pessoa plural do imperativo de malsinarmalsinar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de malsinarmalsinar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
malsinarmalsinar
( mal·si·nar

mal·si·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Acusar de crime ou de acção reprovável. = DELATAR, DENUNCIAR

2. Interpretar em mau sentido. = DESVIRTUAR

etimologiaOrigem etimológica: malsim + -ar.
malsinemmalsinem

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).



O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.