PT
BR
Pesquisar
Definições



malformarmos

A forma malformarmospode ser [primeira pessoa plural do futuro do conjuntivo de malformarmalformar] ou [primeira pessoa plural infinitivo flexionado de malformarmalformar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
malformarmalformar
( mal·for·mar

mal·for·mar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Alterar, de modo defeituoso, a forma de. = DEFORMAR

etimologiaOrigem etimológica:mal- + formar.
malformarmosmalformarmos


Dúvidas linguísticas



Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).




Vi escrito saberia-o; não deverá ser sabê-lo-ia? A frase era se tivesse .......saberia-o.
Quando utiliza um pronome clítico (ex.: o, lo, me, nos) com um verbo no futuro do indicativo (ex.: oferecer-lhe-ei) ou no condicional, também chamado futuro do pretérito (ex.: oferecer-lhe-ia), deverá fazer a mesóclise, isto é, colocar o pronome clítico entre o radical do verbo (ex.: oferecer) e a terminação que indica o tempo verbal e a pessoa gramatical (ex.: -ei ou -ia). Assim sendo, a forma correcta é sabê-lo-ia.