PT
BR
Pesquisar
Definições



malaxamento

A forma malaxamentopode ser [derivação masculino singular de malaxarmalaxar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
malaxamentomalaxamento
|cs| |cs|
( ma·la·xa·men·to

ma·la·xa·men·to

)


nome masculino

Acto ou efeito de malaxar. = MALAXAÇÃO, MALAXAGEM

etimologiaOrigem etimológica:malaxar + -mento.
malaxarmalaxar
|cs| |cs|
( ma·la·xar

ma·la·xar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Amassar substâncias para as amolecer.

2. Mexer ou bater uma substância para a tornar compacta.

3. Fazer massagem em. = MASSAGEAR, MASSAJAR

etimologiaOrigem etimológica:latim malaxo, -are, amolecer.


Dúvidas linguísticas



Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.




Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).