PT
BR
Pesquisar
Definições



maioria absoluta

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
maioriamaioria
( mai·o·ri·a

mai·o·ri·a

)


nome feminino

1. Número que excede a metade do todo; maior parte de um todo.MINORIA

2. Grupo preponderante.

3. [Política] [Política] Partido ou aliança de partidos que compreende o maior número de votos no parlamento e geralmente apoia o governo.

4. [Antigo] [Antigo] Qualidade do que é maior ou superior.

maiorias


nome feminino plural

5. [Antigo, Regional] [Antigo, Portugal: Regionalismo] Gratificação, suborno ou quantia a mais em relação ao que estava previsto ou avaliado.


maioria absoluta

Número de votos que reúne metade do número total de votos mais um, pelo menos.

maioria qualificada

Número de votos exigido para aprovação de determinadas questões (ex.: maioria qualificada de dois terços).

maioria relativa

Número de votos que supera o de outros candidatos ou propostas, mas que não reúne mais de metade dos votos totais.

maioria simples

O mesmo que maioria relativa.

por maioria

Por maior número de votos.

etimologiaOrigem etimológica:maior + -ia.
Ver também resposta à dúvida: concordância com "a maioria das pessoas".

Auxiliares de tradução

Traduzir "maioria absoluta" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Na frase "Houve movimentos financeiros entre todos os operadores, nacionais e estrangeiros", qual é o propósito da vírgula ali colocada? Poder-se-á concluir que a frase significa que houve movimentos financeiros entre todos os operadores nacionais, entre todos os operadores estrangeiros e entre todos os operadores nacionais e estrangeiros?
A questão colocada diz respeito, por um lado, ao uso da pontuação, nomeadamente da vírgula, e, por outro, à diferença entre os grupos adjectivais apositivos e os grupos adjectivais restritivos. Relativamente ao uso da vírgula em geral, poderá consultar a resposta vírgula antes da conjunção e.

No caso da frase em análise, a vírgula é usada para separar o aposto "nacionais e estrangeiros", constituído por dois adjectivos coordenados, do nome que está a qualificar. Este aposto não constitui uma restrição ao nome operadores, mas fornece informação adicional sobre o mesmo (trata-se de "todos os operadores", que poderão ser "nacionais ou estrangeiros"). Se porventura se tratasse de um adjectivo restritivo, isto é, que limita o significado do antecedente, não poderia ser separado do seu antecedente por vírgula (ex.: houve movimentos financeiros entre todos os operadores nacionais e não *houve movimentos financeiros entre todos os operadores, nacionais).