PT
BR
Pesquisar
Definições



lequezinho

A forma lequezinhoé [derivação masculino singular de lequeleque].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
lequeleque
( le·que

le·que

)
Imagem

Objecto semicircular, feito de material leve, para ser agitado e produzir uma corrente de ar, que se fecha pela sobreposição das varetas ou de lâminas móveis.


nome masculino

1. Objecto semicircular, feito de material leve, para ser agitado e produzir uma corrente de ar, que se fecha pela sobreposição das varetas ou de lâminas móveis.Imagem

2. Conjunto de coisas diversas, geralmente interligadas (ex.: temos um leque de opções).

3. [Numismática] [Numismática] Antiga moeda de Ormuz.

4. [Zoologia] [Zoologia] Espécie de pólipo.

5. [Índia] [Índia] Laque.


leque dos preços

Conjunto diferenciado dos preços de um mesmo grupo de artigos, dos salários de um mesmo sector.

leque salarial

Estado comparativo dos salários atribuídos aos trabalhadores de um estabelecimento, de uma empresa, ou de um ramo industrial, indo do mais baixo ao mais elevado.

etimologiaOrigem etimológica:Lieu Khieu, topónimo [arquipélago chinês].


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Devo escrever ele será analisado no terceiro dia ou ele será analisado ao terceiro dia?
Qualquer das duas frases é possível, visto que quer a preposição em (presente na contracção no) quer a preposição a (presente na contracção ao) se utilizam na expressão de valores temporais (ex.: viaja sempre em Agosto; estava a dois dias do casamento).