PT
BR
Pesquisar
Definições



laconicamente

A forma laconicamentepode ser [derivação de lacónicolacônico] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
laconicamentelaconicamente
( la·co·ni·ca·men·te

la·co·ni·ca·men·te

)


advérbio

De modo lacónico; em poucas palavras (ex.: respondeu laconicamente). = CONCISAMENTE, SINTETICAMENTE, SUCINTAMENTE

etimologiaOrigem etimológica: lacónico + -mente.
lacónicolacônico
( la·có·ni·co

la·cô·ni·co

)


adjectivoadjetivo

Que é dito em poucas palavras ou que usa poucas palavras para se exprimir (ex.: resposta lacónica; o treinador foi lacónico). = BREVE, CONCISO, SINTÉTICO, SUCINTOEXTENSO, PALAVROSO, PROLIXO, VERBOSO

etimologiaOrigem etimológica: latim Laconicus, -a, -um, da Lacónia ou Lacedemónia [região grega].
grafiaGrafia no Brasil:lacônico.
grafiaGrafia no Brasil:lacônico.
grafiaGrafia em Portugal:lacónico.
grafiaGrafia em Portugal:lacónico.
laconicamentelaconicamente

Auxiliares de tradução

Traduzir "laconicamente" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Deve-se escrever colete em seda vermelha ou colete em seda vermelho?
As duas possibilidades estão correctas; na primeira o adjectivo vermelho qualifica e concorda com o substantivo feminino seda, enquanto na segunda qualifica e concorda com o substantivo masculino colete.



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.