Significado de labutem-se-vos

    A forma labutem-se-vospode ser [terceira pessoa plural do imperativo de labutarlabutar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de labutarlabutar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    labutarlabutar
    ( la·bu·tar

    la·bu·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Lidar, trabalhar muito.

    2. Funcionar ativamente.

    3. [Figurado] [Figurado] Esforçar-se, empenhar-se.

    etimologiaOrigem:talvez de lab[or] + [l]utar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "labutem-se-vos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    labuta | n. f.

    Ato ou efeito de labutar....


    melípona | n. f.

    Género de abelhas sem ferrão, da família dos apídeos e da subfamília dos meliponíneos....


    geoponia | n. f.

    Cultivo da terra; agricultura ou jardinagem....


    hidroponia | n. f.

    Técnica de cultivo em que as plantas são colocadas fora do solo, em recipientes com água e soluções nutritivas....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "labutem-se-vos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Toda minha vida ouvi na mídia e vi a palavra necropsia ser pronunciada [necrópsia]. Até há alguns anos era escrita com o acento, mas ultimamente tenho ouvido jornalistas a pronunciarem [necropsía]. Gostaria de saber a forma de pronúncia correta. Pensei que apenas o acento tivesse caído na última reforma da língua portuguesa, porém sua pronúncia permanecia a mesma.