PT
BR
Pesquisar
Definições



jazidas

A forma jazidasé [feminino plural de jazidajazida].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
jazidajazida
( ja·zi·da

ja·zi·da

)


nome feminino

1. Acto de jazer.

2. Posição de quem jaz. = DECÚBITO

3. Lugar onde se jaz. = JAZIGO, SEPULTURA

4. [Marinha] [Marinha] Estância de navio em enseada.

5. [Figurado] [Figurado] Quietação das ondas.

6. [Figurado, Por extensão] [Figurado, Por extensão] Ausência de movimento. = QUIETUDE, SERENIDADE, TRANQUILIDADE

7. [Geologia] [Geologia] Veio ou depósito natural de matérias minerais, geralmente com algum valor económico (ex.: jazidas de petróleo). = JAZIGO

etimologiaOrigem etimológica:feminino de jazido, particípio de jazer.


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Existe a palavra ressuspender? Se não, qual seria a palavra mais representativa?
Apesar de não se encontrar registado em nenhum dos dicionários por nós consultados, o verbo ressuspender segue as regras de boa formação do português, pela aposição do prefixo re-, que indica repetição, ao verbo suspender, com duplicação da consoante s, para que se mantenha o som [s] (caso contrário, teria de ser pronunciada [z]). Se não quiser utilizar este verbo, poderá optar por uma expressão que indique a mesma noção de repetição (ex.: suspender novamente).