Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

jacaré

jacaréjacaré | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ja·ca·ré ja·ca·ré


nome masculino

1. [Zoologia]   [Zoologia]  Espécie de crocodilo da América. = CAIMÃO

2. Espécie de pimenta roxa do Brasil.

3. Facão dos sertanejos baianos.

4. [Portugal: Minho]   [Portugal: Minho]  Bisbórria.


pegar jacaré
[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Deslocar-se horizontalmente na água graças ao impulso da rebentação de uma onda. (Equivalente no português de Portugal: fazer carreirinhas).

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Quem tomar o imunizante da Pfizer corre o risco de se transformar em jacaré ??

Em blog0news

) Até ao momento da expulsão do Jacaré fomos superiores, e o 1-2 até era 'curto', mas depois cometemos demasiados erros, com...

Em O INDEFECTÍVEL

Modicus 1 - 2 Benfica Cintra, Jacaré Muito sofrido, contra adversário extremamente agressivo, mas deu para somar os 3 pontos..

Em O INDEFECTÍVEL

Fundão 1 - 3 Benfica Jacaré (2), Chishkala Excelente vitória, num jogo competente, que apesar do golo madrugador sofrido (vindo...

Em O INDEFECTÍVEL

Haladás 3 - 8 Benfica Jacaré (2), Tayebi(2), Fits, Nilson, Arthur, Cintra Triunfo frente ao adversário mais acessível desta Ronda...

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se a palavra meta informação leva hífen ou não, dado que meta termina em vogal e informação começa igualmente por vogal.
A palavra metainformação deverá ser escrita sem hífen e sem espaço entre os elementos que a compõem. O novo Acordo Ortográfico não altera a grafia desta palavra.

Com o Acordo de 1990, há, no entanto, uma alteração ortográfica que afecta este elemento meta-.
Segundo a interpretação do Acordo de 1945 de Rebelo Gonçalves, que é uma referência incontornável para a lexicografia portuguesa, este elemento prefixal não deve ser seguido de hífen em nenhuma circunstância (ex.: metacromatismo, metassíncrise).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, na Base XVI, o prefixo meta- deverá ser seguido de hífen apenas se a palavra seguinte começar pela mesma vogal em que termina, isto é, por a (ex.: meta-análise), ou por h (ex.: meta-história).




Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?
A palavra bocaina é de origem controversa, estando provavelmente ligada ao espanhol bocanada, “trago”, ou derivando de boca + -i- de ligação + sufixo -ana.

A sua pronúncia varia consoante se trate da norma portuguesa ou da norma brasileira: assim, em português europeu lê-se bucáina e no português do Brasil lê-se bôcâina (nesta transcrição os sinais diacríticos usados servem apenas como indicação de pronúncia e não marcam a acentuação da palavra).

pub

Palavra do dia

pro·pri·a·gem pro·pri·a·gem


(redução de apropriagem)
nome feminino

1. [Chapelaria]   [Chapelaria]  Trabalho de acabamento do chapéu, depois da preparação do feltro ou da tintura. = APROPRIAGEM

2. [Chapelaria]   [Chapelaria]  Oficina onde se preparam chapéus.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/jacar%C3%A9 [consultado em 27-01-2022]