Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

invencivelmente

invencivelmenteinvencivelmente | adv.
derivação de invencívelinvencível
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

in·ven·ci·vel·men·te in·ven·ci·vel·men·te


(invencível + -mente)
advérbio

De modo invencível.


in·ven·cí·vel in·ven·cí·vel


adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que não pode ser vencido.

2. Insuperável.

3. Irresistível.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "invencivelmente" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Nem faltam as soluções invencivelmente criativas como " os fatos consumados", "em idade proveta", "travagem abruta

Em olugardalinguaportuguesa.blogs.sapo.pt

Nem faltam as soluções invencivelmente criativas como "os fatos consumados", "em idade proveta", "travagem abruta", "pato com o diabo"...

Em delitodeopiniao

uma certeza invencivelmente pessoal, sei-o porque as experiências que me atravessaram dão-me algumas indicações, mas não me...

Em onemoreblog.blogs.sapo.pt

...Eis porque a obra, embora escrita no século XVI, permanece actual: “Eis o que invencivelmente me persuade que o único meio de distribuir os bens com igualdade e justiça,...

Em Mem

...força, que se recolhe, comovida, entre o grito de rebeldia e o quieto sorriso invencivelmente irónico (RODRIGUES, 1970..

Em comunidade.sol.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.



...para um dia ser de vossa utilidade. Gostaria de saber se na frase acima o emprego do pronome vossa é errado.
Se não analisarmos o contexto, não há nenhuma incorrecção no fragmento frásico que nos apresenta, pois o pronome pessoal vossa pode dizer respeito à segunda pessoa do plural (vós), inferindo-se que essa é a forma de tratamento utilizada (ex.: Aprendei [vós] esta lição, para um dia ser de vossa utilidade).

Deduzimos, no entanto, que a dúvida diz respeito à utilização do pronome de segunda pessoa vosso no contexto de um tratamento por vocês, que corresponde a uma terceira pessoa gramatical.

Esta utilização é muito comum e está a ser cada vez mais aceite, apesar de ser desaconselhada por alguns gramáticos, que aconselhariam o uso do pronome seu, sua no mesmo contexto (ex.: Aprendam [vocês] esta lição, para um dia ser de sua utilidade).

O Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, por exemplo, apesar de registar no verbete vosso que este pronome é usado no tratamento por vós e no tratamento por vocês observa que "no uso mais purista da língua, aconselha-se seu, sua em vez de vosso, vossa para o tratamento por vocês".

pub

Palavra do dia

pas·si·nhar pas·si·nhar


(passinho, diminutivo de passo + -ar)
verbo intransitivo

Dar passos muito pequenos; andar com pequenos passos. = PASSARINHAR, PASSARITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/invencivelmente [consultado em 01-12-2021]