Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

intratecal

intratecalintratecal | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

in·tra·te·cal in·tra·te·cal


(intra- + tecal)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

[Anatomia]   [Anatomia]  Que ocorre ou está situado no interior das tecas, membranas protectoras de uma estrutura anatómica, em especial da medula espinal (ex.: injecção por via intratecal; pressão intratecal; quimioterapia intratecal).

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...prémio de Investigação Básica, no valor de 7500 euros, foi atribuído ao projeto “Administração intratecal de toxina botulínica do tipo A melhora o funcionamento da bexiga e reduz a...

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

SD: Quimioterapia em 6 sessões, 4 sessões de intratecal , uma quimio específica para o cérebro, 22 sessões de radioterapia, para além de...

Em Ricardo Pinto

- Teste de Valsalva: este teste aumenta a pressão intratecal ..

Em physioweb.blogs.sapo.pt

em cavidades como a bexiga, o espaço intratecal , o espaço pleural ou o abdômen) que interferem com a síntese do DNA...

Em acordocoletivo.org
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O que quer dizer metrossexual?
O termo metrossexual (neologismo formado a partir de metropolitano + heterossexual) foi, ao que consta, usado pela primeira vez em 1994 pelo escritor britânico Mark Simpson, para designar um homem heterossexual, entre os 25 e os 45 anos, que vive nas grandes cidades (metrópoles), dotado de um acentuado sentido estético que se reflecte no seu aspecto físico e no seu estilo de vida, com tempo e dinheiro para gastar em roupas de marca, produtos de beleza e até cirurgia estética. O futebolista David Beckham é apontado como o metrossexual por excelência.



Em qual destas frases existe um erro de sintaxe? Há negócios cujas vantagens parecem evidentes; O negócio onde o meu pai está envolvido dá prejuízo.
As gramáticas e os dicionários de língua portuguesa, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea ou a Gramática da Língua Portuguesa (p. 664), indicam que o advérbio ou pronome relativo onde expressa unicamente valores locativos, isto é, está relacionado com a noção de lugar físico, pelo que a segunda frase que refere (o negócio onde o meu pai está envolvido dá prejuízo) pode ser de alguma forma considerada menos correcta, já que “negócio” não é, neste contexto, um espaço físico, mas um substantivo abstracto. Nessa frase, as locuções adverbiais relativas em que ou no qual podem ser tidas como mais adequadas (o negócio em que/no qual o meu pai está envolvido dá prejuízo).

A primeira frase (há negócios cujas vantagens parecem evidentes) não apresenta qualquer tipo de agramaticalidade ou incorrecção sintáctica.

pub

Palavra do dia

fa·u·len·to |a-ù|fa·u·len·to |a-ù|


(faúla + -ento)
adjectivo
adjetivo

Que lança faúlas ou fagulhas. = FAGULHENTO, FAULHENTO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/intratecal [consultado em 08-12-2021]