Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

intangível

intangívelintangível | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

in·tan·gí·vel in·tan·gí·vel


(in- + tangível)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que não pode ser tocado ou apalpado (ex.: bens intangíveis). = IMPALPÁVEL, INTOCÁVELTANGÍVEL

2. Que não está ao alcance da mão.

3. Que não pode ou não deve ser atacado ou alterado (ex.: princípios intangíveis). = INTOCÁVEL

4. [Figurado]   [Figurado]  Que não pode se entende ou alcança facilmente (ex.: conceito intangível). = INATINGÍVELATINGÍVEL, CLARO, PERCEPTÍVEL

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "intangível" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Dúvidas linguísticas


Agradecia que me informassem o significado e a origem das seguintes palavras: almosquia e cadaveiras.
Nenhum dos dicionários de língua portuguesa ao nosso dispor regista as palavras que refere, por isso assumimos que se trate de nomes próprios, mais especificamente de topónimos. Em relação a Almosquia, e apesar de termos tomado conhecimento, através de pesquisas na internet, de que existe um arruamento em Cascais com esse nome, não conseguimos encontrar qualquer informação etimológica. No que diz respeito a Cadaveiras, o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (Vol. I, Editorial Confluência, Lisboa, s. d. [1984], p. 306), da autoria do recentemente falecido José Pedro Machado, informa-nos de que o topónimo Cadaveira, que se pode encontrar nas regiões de Águeda, de Santiago do Cacém e na Galiza, provém do substantivo feminino cádava ou cadava, do qual derivará também o topónimo Cadaval.



Na definição astronômica da palavra Equinócio no dicionário, não haverá um equívoco?
Quando se diz:
Astr., ponto da órbita da Terra em que se regista uma igual duração do dia e da noite, e que ocorre nos dias 21 de Março (equinócio da Primavera) e 23 de Setembro (equinócio do Outono).
Aos 21 de março não seria equinócio de outono e aos 23 de setembro não seria equinócio de primavera?
As locuções equinócio da Primavera e equinócio do Outono são designações do domínio da Astronomia e dizem respeito a fenómenos que ocorrem em determinada altura do ano. Assim, o que é designado por equinócio da Primavera (também designado por equinócio vernal ou ponto vernal) corresponde ao fenómeno que ocorre na Primavera, sendo que no hemisfério norte este fenómeno ocorre em Março e no hemisfério sul em Setembro. A mesma diferença acontece com a designação equinócio do Outono.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP), cujo conteúdo é da responsabilidade da Texto Editores, é um dicionário vocacionado para um público português, pelo que as definições privilegiam os dados relativos ao hemisfério norte, ainda que uma referência às datas para o hemisfério sul pudesse completar ainda mais a definição.

pub

Palavra do dia

bi·po·la·ri·da·de bi·po·la·ri·da·de


(bipolar + -idade)
nome feminino

1. Qualidade do que é bipolar.

2. Estado do que tem dois pólos contrários.

3. [Psiquiatria]   [Psiquiatria]  Perturbação de humor caracterizada por alternância entre estados depressivos e estados de excitação eufórica.


SinónimoSinônimo Geral: BIPOLARISMO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/intang%C3%ADvel [consultado em 30-03-2023]