Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

inspeccionador

inspeccionadorinspecionadorinspecionador | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

inspeccionador inspeccionador


adjectivo
adjetivo

(A definição desta palavra irá estar disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)

• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: inspecionador.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: inspeccionador.


• Grafia no Brasil: inspecionador.

• Grafia em Portugal: inspeccionador.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

infeccioso infecioso infectar infetar infractor infrator injecção injeção insecto inseto inspecção inspeção inspeccionador inspecionador inspeccionar inspecionar inspeccionável inspecionável inspectivo inspetivo inspector inspetor insurrecto insurreto interacção interação interactivo...

Em comosechamaomeublogue.blogs.sapo.pt

infeccioso infecioso infectar infetar infractor infrator injecção injeção insecto inseto inspecção inspeção inspeccionador inspecionador inspeccionar inspecionar inspeccionável inspecionável inspectivo inspetivo inspector inspetor insurrecto insurreto interacção interação interactivo...

Em perfyl.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha dúvida é como se escreve correctamente esquece e comece, o c é com cedilha ou sem cedilha?
Como pode verificar no capítulo Sinais ortográficos da Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a cedilha apenas se coloca sob o c antes das vogais a, o ou u e nunca antes de e ou i. De acordo com esta regra, as formas correctas são esquece e comece.



O plural de DVD é DVDs ou DVD's?
A sigla DVD poderá ser usada com a mesma forma para o singular e para o plural (ex.: um DVD, dois DVD) e é esta a opção considerada mais aconselhável.

Uma sigla é um conjunto formado pelas letras iniciais de várias palavras (ex.: DVD = Digital Versatile Disc), usado como uma única palavra pela soletração das letras que o compõem. Como tal, pode também corresponder ao plural de uma ou mais dessas palavras, sem que as iniciais se alterem (EUA, por exemplo, é uma sigla que corresponde a um plural, Estados Unidos da América, sem que seja necessário uma marca dessa flexão). Por este motivo, poderá considerar-se que não há razão lógica para acrescentar um esse (-s) à sigla referida.

No entanto, é muito usual o uso das marcas de flexão nominal em alguns casos, nomeadamente com adjunção de -s no final (ex.: DVDs). Tal uso, não sendo rejeitado pelas regras de ortografia portuguesa (os acordos ortográficos são omissos nesse aspecto), parece resultar da função nominal destas palavras, a que se associa o -s como marca de flexão em número.

O apóstrofo ou plica a anteceder o -s (ex.: *DVD’s) não deverá ser usado, pois não é um mecanismo de flexão da língua portuguesa.


pub

Palavra do dia

al·pe·chim al·pe·chim


(espanhol alpechín)
nome masculino

1. Sumo negro e amargo das azeitonas.

2. Resíduo do fabrico do azeite. = ÁGUA-RUÇA


SinónimoSinônimo Geral: ALPERCHIM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/inspeccionador [consultado em 28-11-2021]