Significado de inquinara-vo-lo

    A forma inquinara-vo-lopode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de inquinarinquinar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de inquinarinquinar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    inquinarinquinar
    ( in·qui·nar

    in·qui·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Deixar ou ficar manchado, sujo (ex.: inquinar a roupa). = MANCHAR, SUJAR

    verbo transitivo

    2. Deixar infeccionado, poluído ou impróprio para consumo (ex.: a lixeira inquinou a água do poço). = CONTAMINAR, POLUIR

    3. [Figurado] [Figurado] Causar a corrupção de (ex.: a altercação ameaça inquinar as conversações). = CORROMPER, DESVIRTUAR, MANCHAR

    etimologiaOrigem:latim inquino, -are, sujar, deteriorar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    inquinação | n. f.

    Ato ou efeito de inquinar; infeção....


    inquinar | v. tr. e pron. | v. tr.

    Deixar ou ficar manchado, sujo (ex.: inquinar a roupa)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "inquinara-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Qual a origem da palavra jet set?


      Em pesquisa no Dicionário Priberam sobre a palavra "transsexualidade" reparei que me é sugerida a forma "transexualidade" e reparei que pode haver sugestão de inclusão de palavra que não conste no dicionário. Venho então sugerir, e questionar sobre o uso correto da palavra, que transsexualidade e seus derivados sejam incluídos neste dicionário. Já encontrei diversas vezes uso de transsexualidade, inclusive no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora (2004), que indica as duas palavras como corretas, seja "transexualidade", seja "transsexualidade". Com efeito, toda a vida tenho ouvido a palavra como /trâns-sèxuál/ e são raras as vezes que oiço /trâncèxuál/. Daí acreditar que a forma correta de se escrever a palavra, ou pelo menos aceitável, é a de a escrever com dois esses. Se eu escrever a palavra com um esse soa-me mal, pois eu não a pronuncio dessa forma. Poderão ajudar-me com esta questão? E será possível a inclusão de "transsexual"?