PT
BR
Pesquisar
Definições



infra-espécie

A forma infra-espéciepode ser [feminino singular de espécieespécie] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
infra-espécieinfraespécieinfra-espécieinfraespécie
( in·fra·-es·pé·ci·e in·fra·es·pé·ci·e

in·fra·-es·pé·ci·e

in·fra·es·pé·ci·e

)


nome feminino

[Biologia] [Biologia] Nível de classificação taxonómica inferior a espécie, que corresponde à divisão de uma espécie, em geral uma população geograficamente isolada, com uma característica morfológica comum.

etimologiaOrigem etimológica: infra- + espécie.
iconPlural: infra-espécies.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: infraespécie.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: infra-espécie.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:infraespécie.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: infra-espécie.
espécieespécie
( es·pé·ci·e

es·pé·ci·e

)


nome feminino

1. Subdivisão que abrange todos os seres ou indivíduos que se distinguem dos restantes por um carácter específico que só a eles é comum. = CASTA, CLASSE, GÉNERO, QUALIDADE, SORTE

2. O que faz com que os seres ou objectos se distingam entre os outros. = CARÁCTER, CONDIÇÃO, ÍNDOLE

3. Caso especial. = TIPO

4. [Biologia] [Biologia] Divisão taxonómica usada na classificação dos seres vivos, inferior ao género, e que reúne um conjunto de indivíduos com características comuns.

5. Aparência.

6. Documento escrito.

7. Moeda em metal ou em papel. = DINHEIRO

8. Género ou géneros alimentícios dados em pagamento.

9. Substância culinária que aromatiza ou dá realce à comida. = CONDIMENTO, ESPÉCIA, ESPECIARIA, DROGA, TEMPERO

10. [Culinária] [Culinária] Amêndoa pisada com cravo-da-índia, canela e outras especiarias.

espécies


nome feminino plural

11. [Farmácia] [Farmácia] Mistura de substâncias vegetais secas com propriedades terapêuticas para infusões ou macerados (ex.: espécies diuréticas; espécies emolientes; espécies peitorais; espécies purgativas).


causar espécie

O mesmo que fazer espécie.

em espécie

Com dinheiro vivo (ex.: remuneração em espécie; pagar em espécie).

Com víveres ou mercadorias e não com dinheiro (ex.: faça um donativos em espécie). = EM GÉNEROS

fazer espécie

Provocar incómodo ou estranheza (ex.: não me faz espécie andar de metro).

sob espécie

Disfarçadamente; sob o pretexto de.

etimologiaOrigem etimológica: latim specie, -ei, vista, vista de olhos, aspecto.
infra-espécieinfra-espécie

Auxiliares de tradução

Traduzir "infra-espécie" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Gostaria de esclarecimento quanto ao uso do se não e senão.
Para a distinção entre a palavra senão e a locução se não, é necessário analisar os contextos em que as mesmas ocorrem.

A palavra senão pode ter vários usos, consoante a classe gramatical a que pertence. Como preposição, é usada antes de grupos nominais ou frases infinitivas para indicar uma excepção ou uma restrição, geralmente em frases negativas (ex.: não comeu nada senão chocolates; não fazia senão resmungar; não teve alternativa senão refazer o trabalho) ou interrogativas (ex.: que alternativa tenho senão refazer tudo? fazes outra coisa senão dormir?). Como conjunção, a palavra é usada para introduzir uma frase subordinada que indica uma consequência se houver negação do que é dito na oração principal (ex.: estuda, senão terás negativa no teste = não estudas, então tens negativa no teste). Pode ainda ser substantivo, indicando uma “qualidade negativa” (ex.: a casa tem apenas um senão: é muito fria no Inverno).

Os contextos acima (especialmente aquele em que senão é conjunção) são frequentemente confundidos com o uso da palavra se seguida do advérbio não. De entre os valores de se (enunciados na resposta se: conjunção ou pronome), os que mais frequentemente aparecem combinados com o advérbio não são os de conjunção condicional (ex. poderá incorrer em contra-ordenação, se não respeitar o código da estrada; agiu como se não tivesse acontecido nada) e de conjunção integrante (ex.: perguntou se não havia outra solução; verificou se não se esquecera de nada).

A confusão que alguns falantes fazem entre estas construções advém adicionalmente do facto de o uso como conjunção senão poder ocorrer algumas vezes no mesmo contexto do uso da conjunção condicional se. Por exemplo, na frase estuda, senão terás negativa no teste é possível admitir o uso da conjunção se seguida do advérbio não, partindo da hipótese de que se pode tratar de uma oração condicional em que o verbo está omitido (estuda, se não [estudares] terás negativa no teste). O uso da locução se não nos contextos de senão como preposição e como substantivo é incorrecta (ex.: *não comeu nada se não chocolates; *a casa tem apenas um se não) e vice-versa (ex.: *agiu como senão tivesse acontecido nada; *verificou senão se esquecera de nada).

Há outros contextos mais raros em que há ocorrência de se seguido de não, como na inversão da ordem normal do advérbio e do pronome clítico se (ex.: é bom que se não experimente uma tragédia semelhante = que não se experimente).