PT
BR
Pesquisar
Definições



infletirá

Será que queria dizer infletira?

A forma infletiráé [terceira pessoa singular do futuro do indicativo de inflectirinfletirinflectir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
inflectirinfletirinflectir
|èt| |èt| |èct|
( in·flec·tir in·fle·tir

in·flec·tir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Infligir flexão a; dobrar; curvar.

2. Modificar (a voz).

3. [Gramática] [Gramática] Variar a terminação de.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: infletir.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: inflectir.
grafiaGrafia no Brasil:inflectir.
grafiaGrafia em Portugal:infletir.
infletiráinfletirá


Dúvidas linguísticas



O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).