PT
BR
Pesquisar
Definições



infletira

Será que queria dizer Infletirá?

A forma infletirapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de inflectirinfletirinflectir] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de inflectirinfletirinflectir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
inflectirinfletirinflectir
|èt| |èt| |èct|
( in·flec·tir in·fle·tir

in·flec·tir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Infligir flexão a; dobrar; curvar.

2. Modificar (a voz).

3. [Gramática] [Gramática] Variar a terminação de.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: infletir.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: inflectir.
grafiaGrafia no Brasil:inflectir.
grafiaGrafia em Portugal:infletir.
infletirainfletira


Dúvidas linguísticas



O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.



Qual é a diferença entre as duas seguintes expressões: "Pelo presente, vimos [...]" e "Pela presente, vimos [...]"?
O adjectivo presente é uniforme, isto é, apresenta uma mesma forma para o feminino (ex.: as pessoas presentes emocionaram-se) e para o masculino (ex.: os rapazes presentes emocionaram-se).

Na acepção que significa “que está à vista”, presente precede habitualmente o nome que modifica (ex.: a presente encomenda; o presente testamento). É muito frequente encontrá-lo no discurso fazendo referência ao suporte, geralmente escrito, que veicula determinada informação (telegrama, carta, mensagem electrónica, etc.); por vezes é também possível encontrar apenas o adjectivo presente, antecedido de artigo, concordando este com o género do referente ausente (ex.: Pela presente [carta] vimos anunciar o fim dos serviços contratados; Pelo presente [comunicado] vimos esclarecer os associados).

Assim sendo, as duas expressões que refere estão correctas, desde que respeitem o género do referente que modificam.