PT
BR
Pesquisar
Definições



imponderável

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
imponderávelimponderável
( im·pon·de·rá·vel

im·pon·de·rá·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que não se pode pesar.PONDERÁVEL

2. Que não tem peso apreciável.PONDERÁVEL

3. Que não se pode avaliar.PONDERÁVEL

4. Indigno de ponderação.PONDERÁVEL


nome masculino

5. Facto que não se prevê, mas que tem influência ou poder para alterar uma situação. = IMPREVISÍVEL

etimologiaOrigem etimológica: im- + ponderável.
vistoPlural: imponderáveis.
iconPlural: imponderáveis.
imponderávelimponderável

Auxiliares de tradução

Traduzir "imponderável" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Gostaria de saber qual a pronunciação correcta para a palavra nome. A minha dúvida reside na leitura da letra o. É lida como um o aberto como por exemplo na palavra fome ou é lida como um o fechado como na primeira sílaba da palavra porto?
O o da palavra nome é geralmente pronunciado como o o da primeira sílaba de porto ou de boda, isto é, como vogal posterior semifechada. Existem dicionários, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa, Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) ou o Grande Dicionário – Língua Portuguesa (Porto, Porto Editora, 2004), que possuem transcrição fonética, geralmente de acordo com a norma de Lisboa e do Centro, de quase todas as palavras a que dão entrada, pelo que poderão constituir um instrumento de apoio para a resolução de dúvidas como a que nos expôs.