Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Palavra não encontrada. Se procurava uma das palavras seguintes, clique nela para consultar a sua definição.
Ímola (norma brasileira)

Caso a palavra que procura não seja nenhuma das apresentadas acima, sugira-nos a sua inclusão no dicionário.
pub

Dúvidas linguísticas


Agradecia que me confirmassem se o superlativo absoluto sintético de pulcro é pulcríssimo.
O superlativo absoluto sintético de pulcro é pulquérrimo, derivado do superlativo latino pulcherrimus, do adjectivo pulcher, que está na origem etimológica de pulcro.



Será que seguinte frase está correcta? Para dizer-mos a palavra mais adequada, importa dar atenção ao assunto e ao contexto.
Na frase que refere, existe um erro ortográfico na flexão do verbo dizer (pode consultar a conjugação deste verbo clicando na hiperligação conjugar). Trata-se, nessa frase, do infinitivo flexionado (também chamado de infinitivo pessoal) e não da junção do clítico mos ao verbo (como acontece, por exemplo, na frase ele tinha muitos segredos, mas dizer-mos estava fora de questão, equivalente a ele tinha muitos segredos, mas não mos queria dizer), pelo que o uso do hífen está errado nesse caso. A frase correcta seria: Para dizermos a palavra mais adequada, importa dar atenção ao assunto e ao contexto.

Palavra do dia

o·ca·pi o·ca·pi
(origem africana)
nome masculino

[Zoologia]   [Zoologia]  Mamífero ruminante (Okapia johnstoni), da família dos girafídeos, mas de pescoço muito curto, com pelagem listrada na parte posterior e nas patas e cerca de um metro de altura no garrote, encontrado na República Democrática do Congo.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/imply [consultado em 19-09-2020]