PT
BR
Pesquisar
Definições



idónea

A forma idóneaé [feminino singular de idóneoidôneo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
idóneoidôneo
( i·dó·ne·o

i·dô·ne·o

)


adjectivoadjetivo

1. Que é apropriado para alguma coisa. = ADEQUADO, CONVENIENTEIMPRÓPRIO, INADEQUADO, INDEVIDO

2. Que tem condições, competências, habilitações ou conhecimentos necessários para desempenhar determinado cargo ou determinada tarefa. = APTO, CAPAZ, COMPETENTE, HABILITADOINAPTO, INCAPAZ, INCOMPETENTE

3. Que é moralmente correcto (ex.: agiu de forma idónea). = HONESTO, ÍNTEGRO

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: INIDÓNEO

etimologiaOrigem etimológica:latim idoneus, -a, -um, próprio para, apto para, útil, conveniente, favorável.
grafiaGrafia no Brasil:idôneo.
grafiaGrafia no Brasil:idôneo.
grafiaGrafia em Portugal:idóneo.
grafiaGrafia em Portugal:idóneo.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).



Gostaria de saber qual o antônimo de pensando.
É difícil encontrar uma palavra antónima para o verbo pensar (o mais fácil é a locução não pensar). No entanto, e apenas em alguns contextos, é possível utilizar o antónimo esquecer (por exemplo, pensou no pai) ou desconhecer (por exemplo, pensou na solução mais correcta).