Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

humilhar

humilharhumilhar | v. tr. | v. pron.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

hu·mi·lhar hu·mi·lhar

- ConjugarConjugar

(latim humilio, -are, abaixar, abater)
verbo transitivo

1. Tornar humilde.

2. Rebaixar, vexar.

3. Tratar desdenhosamente a.

4. Abater, submeter.

verbo pronominal

5. Mostrar humildade.

6. Submeter-se; render-se; prostrar-se.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "humilhar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...completamente destroçada por uma tempestade, e esse desastre obrigou Afonso XI de Castela a humilhar -se, mandando pedir à

Em Geopedrados

...insultar cirurgicamente o principal líder da oposição e o Bloco de Esquerda, e a humilhar o PCP, alienando a sua boa vontade??

Em Onde Mudar

Vídeo que viralizou mostra colaborador de joelhos esfregando chão da loja enquanto é humilhado por supervisora O MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul) abriu processo para investigar o Carrefour por assédio moral praticado por uma gerente do setor de eletro contra um funcionário. A notícia de fato…

Em Caderno B

Que possamos também nos humilhar diante da grandeza de Deus reconhecendo a nossa pequenez e esperando pela Sua misericórdia

Em Blog da Sagrada Família

Homem detido por "agredir, injuriar e humilhar " a namorada PIB: uma montanha-russa ao sabor dos confinamento Foi para heróis: Portugal...

Em A RODA
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual o plural do nome Saúl.
A palavra Saul (segundo a base XIV do Acordo Ortográfico em vigor para o português europeu, a palavra não deverá ter acento gráfico, sendo incorrecta a forma Saúl) deverá fazer o plural Sauis.



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).

pub

Palavra do dia

con·dal con·dal


(conde + -al)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Relativo a conde (ex.: coroa condal; dignidade condal; terras condais).

2. Relativo a condado (ex.: delegado condal; governo condal).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/humilhar [consultado em 05-12-2021]