PT
BR
Pesquisar
Definições



humanitária

A forma humanitáriaé [feminino singular de humanitáriohumanitário].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
humanitáriohumanitário
( hu·ma·ni·tá·ri·o

hu·ma·ni·tá·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo à humanidade (ex.: direitos humanitários).

2. Dotado de bons sentimentos. = BONDOSO

3. Que procura o bem geral da humanidade ou que procura aliviar o sofrimento dos seres humanos (ex.: ajuda humanitária). = BENFAZEJO, FILANTRÓPICO, HUMANITARISTA

4. Que causa ou envolve sofrimento de seres humanos em larga escala (ex.: catástrofe humanitária; crise humanitária). [Nota: uso controverso.]


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

5. Que ou quem contribui para melhorar a situação da humanidade. = FILANTROPO

etimologiaOrigem etimológica:francês humanitaire.

Auxiliares de tradução

Traduzir "humanitária" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.