PT
BR
Pesquisar
Definições



homónima

A forma homónimaé [feminino singular de homónimohomônimo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
homónimohomônimo
( ho·mó·ni·mo

ho·mô·ni·mo

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Diz-se de ou palavra que, com sentido diferente, se escreve e pronuncia do mesmo modo que outra (ex.: palavras homónimas; nas expressões um caso complicado [= nome] e eu caso este ano [= verbo] estamos perante dois homónimos).

2. Que ou quem tem o mesmo nome que outrem ou que outra coisa (ex.: pessoas homónimas; vou ali cumprimentar a minha homónima).

etimologiaOrigem etimológica:grego homónumos, -os, -on.

iconeConfrontar: homófono, homógrafo.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:homonímia.
grafiaGrafia no Brasil:homônimo.
grafiaGrafia no Brasil:homônimo.
grafiaGrafia em Portugal:homónimo.
grafiaGrafia em Portugal:homónimo.
homónimahomónima

Auxiliares de tradução

Traduzir "homónima" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se "frigidíssimo" é superlativo absoluto sintético de "frio".
Os adjectivos frio e frígido têm em comum o superlativo absoluto sintético frigidíssimo, pois provêm ambos do étimo latino frigidus.



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).