PT
BR
Pesquisar
Definições



heterónimas

A forma heterónimasé [feminino plural de heterónimoheterônimo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
heterónimoheterônimo
( he·te·ró·ni·mo

he·te·rô·ni·mo

)


nome masculino

1. [Literatura] [Literatura] Nome e personagem inventados por um autor para assinar obras com estilos literários diferentes (ex.: o escritor Fernando Pessoa criou dezenas de heterónimos, mas os mais famosos são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis).


adjectivoadjetivo

2. [Literatura] [Literatura] Que publica ou é publicado sob o nome de outrem, real ou fictício (ex.: autor heterónimo; obra heterónima).

3. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Que é relativo a ou que apresenta heteronímia, relação entre palavras que formam uma estrutura semântica, mas que têm raízes diferentes.

4. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Diz-se de palavra que, tendo forma diferente, tem o mesmo significado que outra.

etimologiaOrigem etimológica:hetero- + -ónimo.

iconeConfrontar: heterónomo.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:heteronímia.
grafiaGrafia no Brasil:heterônimo.
grafiaGrafia no Brasil:heterônimo.
grafiaGrafia em Portugal:heterónimo.
grafiaGrafia em Portugal:heterónimo.
heterónimasheterónimas

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).