Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
gunaguna | s. f.
gunaguna | s. m.
gunaguna | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

gu·na gu·na 1
(origem controversa)
substantivo feminino

[São Tomé e Príncipe]   [São Tomé]   [Botânica]   [Botânica]  Planta trepadeira da ilha de São Tomé.


gu·na gu·na 2
(sânscrito guna, fio, corda, qualidade, atributo, virtude)
substantivo masculino

1. [Filosofia]   [Filosofia]  No hinduísmo, cada uma das três qualidades constituintes do universo material, que estão presentes e que interagem nos diferentes graus da matéria.

2. [Fonética]   [Fonética]  Na tradição gramatical sânscrita, adição de um a breve à vogal radical.


gu·na gu·na 3
(inglês goon, rufia, valentão)
substantivo masculino

1. [Portugal: Porto, Informal]   [Portugal: Porto, Informal]  Jovem urbano, geralmente associado às camadas sociais mais desfavorecidas, de comportamento ruidoso, desrespeitoso, ameaçador ou violento e que tem gostos considerados vulgares (ex.: usava o boné de lado, como os gunas). = MITRA


andar à guna
[Portugal: Porto, Informal]   [Portugal: Porto, Informal]  Andar pendurado do lado de fora da porta de um transporte público, sobretudo nos eléctricos, sem pagar bilhete.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Qual a frase correcta: O contribuinte foi orientado a manter o carnê em dia. ou O contribuinte foi orientado manter o carnê em dia. Qual está correta? Orientado a manter ou orientado manter.
Relativamente à frase O contribuinte foi orientado a manter o carnê em dia, a preposição deverá manter-se (podendo ser substituída por para), pois a expressão a manter o carnê em dia é uma oração subordinada adverbial final, equivalente a para que mantivesse o carnê em dia ou a que mantivesse o carnê em dia.



Se para 2 meses eu escrevo bimestral, para 3 meses trimestral, para 4 meses quadrimestral, como escrevo para 5 meses?
Apesar de não se encontrar registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa que consultámos, o adjectivo que se refere a algo que tem a periodicidade de cinco meses poderá ser quinquimestral (antes da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, qüinqüimestral na ortografia do português do Brasil), uma vez que quinqui- (do latim quinque, que significa cinco) é um elemento de formação produtivo de novas palavras.
pub

Palavra do dia

an·tí·tra·go an·tí·tra·go
(grego antítragos, -ou)
substantivo masculino

[Anatomia]   [Anatomia]  Saliência da parte inferior do pavilhão da orelha, acima do lóbulo e em posição oposta ao trago.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/guna [consultado em 17-12-2018]