PT
BR
Pesquisar
Definições



guiões

A forma guiõesé [masculino plural de guiãoguião].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
guiãoguião
( gui·ão

gui·ão

)


nome masculino

1. [Antigo] [Antigo] Pequena bandeira de guerra levada à frente das tropas ou das procissões. = ESTANDARTE, PENDÃO

2. [Antigo] [Antigo] Pessoa que carrega essa bandeira. = PORTA-GUIÃO

3. [Cinema, Televisão] [Cinema, Televisão] Texto de uma obra cinematográfica, radiofónica, teatral ou televisiva, com os pormenores precisos para a realizar. = ARGUMENTO, ROTEIRO

4. Texto com os tópicos principais de trabalho ou discussão. = ROTEIRO

5. [Religião católica] [Religião católica] Bandeira que nas procissões vai na frente do pendão.

6. [Música] [Música] Sinal em forma de til usado no cantochão.

7. Barra com punhos que, por meio do garfo, imprime movimentos laterais à roda de um velocípede. = GUIADOR, GUIDÃO

8. [Figurado, Pouco usado] [Figurado, Pouco usado] Comando, direcção.

etimologiaOrigem etimológica:francês antigo guion, o que guia, hoje francês guidon.

vistoPlural: guiões ou guiães.
iconPlural: guiões ou guiães.
guiõesguiões

Auxiliares de tradução

Traduzir "guiões" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, da autoria de José Pedro Machado (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), o topónimo Fontoura, que dá o nome a localidades nas regiões de Carrazeda de Ansiães, Ílhavo, Lamego, Ponte de Lima, Resende, Valença, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Galiza, terá origem no latim Fonte Aurea, que significa “fonte dourada”.

O topónimo Gouveia, com ocorrência em Portugal e no Brasil, é de origem incerta, mas José Pedro Machado põe a hipótese de estar relacionado com o antropónimo Gaudila.

Os apelidos Fontoura e Gouveia terão origem nos respectivos topónimos.